Janeiro Branco

   Ciao, come stai?

   Personas, esse mês farei algumas publicações dando visibilidade a campanha Janeiro Branco, que é uma campanha para visibilidade e cuidado com a saúde mental, primeiro vou explicar um pouco sobre, e nas próximas publicações falarei de alguns transtornos psicológicos.

   A campanha Janeiro Branco se iniciou em 2014, foi uma iniciada por um grupo de psicólogos de Uberlândia-MG, o grupo foi as ruas abordar indivíduos para palestras falando sobre o tema. 



   O intuito da campanha é alertar, dar visibilidade, por em evidência e investir na psicoeducação, fazer as pessoas encararem o tema sem todo o TABU que existe em torno, fazê-as refletir sobre o tema e conscientizar.

   O movimento também visa mostrar as pessoas que não há vergonha alguma e nem é um sinal de fraqueza buscar por um auxílio psicológico ou admitir que está com algum problema.

   O janeiro branco acontece no país todo de forma voluntária, acontece de forma pensada, projetada e planejada de forma a promover a saúde emocional, busca estratégias políticas sociais e culturais para prevenir, conhecer e combater o adoecimento emocional. 

  A campanha tem como lema “Quem cuida da mente, cuida da vida” e a frase ganhou força, alcançando demais cidades mineiras, São Paulo e países como Portugal, Estados Unidos e Japão, mostrando a urgência no destaque para o assunto.

   A campanha foi escolhida devido ao recomeço, iniciamos o ano cheio de metas e promessas, o branco se junta ao mês dando o intuito de recomeço.

   No site do projeto é diversas informações, aponta a necessidade do trabalho de alcance individual e coletivo.

   A nível pessoal é para incentivar a autorreflexão sobre si mesmo e seus sentimentos, a nível institucional, para sensibilizar as mídias e as instituições públicas e privadas em relação a importância.

   Os objetivos específicos do janeiro branco são:

1-      Tornar o mês de janeiro um marco;

2-      Chamar atenção para o tema;

3-      Aproveitar a simbologia do ano novo;

4-      Espalhar a mensagem pelas instituições; e

5-      Contribuir para uma cultura de saúde mental.

   Colocando o tema em evidência haverá debate, as pessoas irão falar sobre em casa, trabalho, escolas, isso fortalecerá a luta.

   Deixo abaixo os links de pesquisa, para aqueles que quiserem consular os sites de busca que utilizei para escrever esse post e o site da própria campanha a quem interessar saber mais detalhadamente.


   Se cuidem, usem máscara, passem álcool em gel, não saiam sem necessidade, vivam e amem intensamente e lembrem-se que há uma Persona que ama vocês.


   Baci,

   Qualsiasi Persona

Sites de pesquisa

http://www.ufrgs.br/obcomp/campanhas-interesse-publico/1/553/conheca-a-campanha-janeiro-branco/

https://sharecare.com.br/noticias/janeiro-branco/

https://saudenaempresa.sesirs.org.br/janeiro-branco/

http://jornalperiscopio.com.br/site/quem-cuida-da-mente-cuida-da-vida-esse-e-o-lema-da-campanha-janeiro-branco/

 

Site da campanha

https://janeirobranco.com.br/


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luto e abandono

Oi mãe, pode conversar?

Movidos Pela Arte // Capítulo um