Mais uma do Setembro Amarelo
Ciao, come stai?
Galera, eu fiz uma publicação compartilhando um texto sobre a campanha do Setembro Amarelo e estou aqui agora para dar minha opinião sobre o texto e sobre o texto e algumas coisas a mais.
No texto fala sobre o descaso em relação as doenças e transtornos psicológicos durante todo o ano, exceto no mês de setembro devido a campanha de prevenção ao suicídio feita durante todo o mês.
A grande questão aqui é, porque as doenças e transtornos psicológicos só são levadas a serio, só tem importância e visibilidade em setembro?
Primeiro vamos entender a campanha Setembro Amarelo e como ela começou:
O Setembro Amarelo teve inicio em 1994, nos Estados Unidos após um jovem de 17 anos cometer suicídio, ele era Mike Emme.
Mike tinha um Mustang que pintou de amarelo, essa informação é importante pois no velório do garoto varias cestas e cartões com mensagens de apoio e a frase "se você precisar, peça ajuda" foram enfeitados com uma fita amarela.
Após o fato, foi escolhido a fita e a cor amarela para representarem a campanha de prevenção ao suicídio em setembro, sendo assim o Setembro Amarelo.
Bom, devido a campanha é normal que as doenças e transtornos psicológicos tenham bastante visibilidade em setembro, pois várias palestras, comerciais, ações e muitas outras coisas são feitas, ou seja, é muito comum vermos várias pessoas publicando ou compartilhando frases e postagens com mensagens de "falar é a melhor solução", "você não está sozinho", "sua vida importa" entre outras.
Porém no restante do ano as mesmas frases são substituídas por frases que desmerecem os transtornos e doenças, desmerecem as pessoas que sofrem de algo, vemos as pessoas falarem que é ingratidão, falta de fé, falta de Deus e até tempo livre (porque alguém que tem muito o que fazer não tem tempo para depressão, por exemplo).
A campanha setembro Amarelo veio apenas para dar uma visibilidade e mostrar o quanto é importante lidarmos com tudo isso, não só em setembro, mas o ano todo, o que na prática não acontece.
Vivemos em uma sociedade ansiosa, deprimida e sobrecarregada de vários anos, décadas e séculos de saúde mental sendo desprezada.
Vamos fazer uma simples comparação, quando temos uma dor de dente muito forte nós vamos ao dentista, o que é totalmente comum, ninguém é visto como fraco, ninguém diz que você deve parar de sentir a dor no dente e até incentivam a ida ao dentista.
Quando uma pessoa passa por um trauma, seja uma perda, acidente ou qualquer outra coisa que a faz sentir medo o tempo inteiro, a faz se sentir vazia, a faz ansiar pelas coisas que ainda nem aconteceram e isso vem acontecendo a alguns meses, a pessoa vai ao psicólogo, a diferença é que as pessoas a chamam de louca, dizem que é frescura, que ela apenas precisa se levantar e fazer as coisas, só precisa ficar bem.
Isso mostra o quanto as pessoas ainda desconhecem os transtornos e doenças psicológicas e o quanto isso precisa ser conversado em sociedade, para quebrar esses tabus.
Imagina chegar para uma pessoa que passou por uma cirurgia e precisa ficar de repouso e falar "você precisa levantar, precisa fazer alguma coisa para se sentir melhor", mas a pessoa precisa ficar em repouso para sua recuperação.
Para algumas pessoas que estão em crise o melhor naquele momento é ficar quieto, em seu canto, sozinho ou com poucas pessoas, para outras o melhor é fazer algo para se distrair, sair, ver alguém, e tá tudo bem. Precisamos aprender que cada um lida com sua dor a sua maneira, e que ta tudo bem não estar bem de vez em quando, e mostrar que a pessoa não está sozinha, que não está sendo julgada, que ela é importante e amada.
Temos que fazer do Setembro Amarelo uma campanha para o ano inteiro, precisamos conversar sobre suicídio, depressão, ansiedade, bipolaridade, transtorno borderline e todos os transtornos para o conhecimento e quebra desses tabus que ainda existe.
Deixo aqui o número do CVV - Centro de Valorização a Vida, que tem atendimento 24h em todo o Brasil - 188.
Lembrem-se, quem pensa em suicídio não quer acabar com a vida, quer acabar com a Dor. Toda vida é importante.
Fiquem bem, bebam água, não saiam sem necessidade, usem a máscara, passem álcool em gel, amem e vivam intensamente.
Baci,
Qualsiasi Persona <3
Comentários
Postar um comentário